quinta-feira, 6 de julho de 2017

Prefeitura municipal de Guaratuba

Projeto Prancha Ecológica incentiva crianças e adolescentes a preservar o meio ambiente

.

    O projeto Prancha Ecológica reuniu aproximadamente 500 alunos das escolas municipais, crianças e adolescentes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Porto Seguro, no Ginásio José Richa, na segunda-feira (03).
    A palestra proferida pelo casal Jairo e Carol, da Associação ECO Garopaba, falou para as crianças e adolescentes sobre preservação do meio ambiente, redução e a correta destinação dos resíduos, reutilização de materiais e reciclagem.
    Jairo e Carol, criadores do projeto, estão viajando de Santa Catarina ao Rio de Janeiro fazendo palestras, oficinas e gravando um documentário. No total eles irão visitar 15 cidades na captação e formação de novos multiplicadores do projeto Prancha Ecológica, levando a prancha feita de garrafa pet como ferramenta para abordar os problemas que o lixo causa no planeta. A prancha também permite a inclusão social e acesso ao esporte.
    A passagem do projeto na cidade teve apoio da prefeitura e da Associação de Surf de Guaratuba (ASG). O presidente da ASG, Marcelo Saporski, juntamente com os idealizadores do projeto, testou a prancha ecológica na praia de Guaratuba.

    Prancha de garrafa Pet
    Em 2007, o surfista Jairo morava da Ilha de Oahu no Hawaii e resolveu criar uma prancha feita de material reciclado para chamar atenção sobre a necessidade de preservação dos oceanos e das praias. Foi lá que ele desenvolveu o primeiro modelo de Prancha de Surf utilizando garrafas pets recicladas. A prancha foi muito bem aceita pela comunidade local. De volta ao Brasil em 2011, Carol ingressou no projeto para a primeira versão da prancha aqui no Brasil.
    Em 2012 percorreram todo o litoral sul e sudeste do Brasil levando a “Prancha Ecológica”, como foi batizada a prancha de surf feita com garrafas pets retiradas da natureza. De volta a Garopaba, em 2013, fundaram a ECO Garopaba, associação sem fins lucrativos engajada em assuntos ligados a preservação do meio ambiente, ao esporte e inclusão social.
    O casal já percorreu 14 estados do Brasil, conversando com milhares de pessoas, fazendo centenas de palestras e oficinas, fazendo limpezas de praias e formando dezenas de multiplicadores. A Prancha Ecológica também foi adaptada para deficientes físicos. A Prancha Ecológica já está em mais de 9 países.

Categoria: Esportes e Lazer
Data/Hora: 06/07/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...